Olho seco, Catarata e Glaucoma são problemas oculares comuns entre mulheres dos 45 aos 55 anos de idade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as alterações hormonais e o período da menopausa são os principais motivos dessas ocorrências.

A Menopausa traz uma série de mudanças ao organismo feminino e com a saúde dos olhos não seria diferente! As diversas alterações provenientes do final do período reprodutivo da mulher trazem mudanças que impactam também nas condições estruturais dos olhos e no bom funcionamento ocular.

Síndrome do Olho Seco

O Olho Seco é uma das complicações mais comuns entre as mulheres ao final do seu período fértil. O problema pode afetar até 61% delas durante a menopausa, quando a produção lacrimal acaba diminuindo, deixando os olhos mais secos e irritados. Entre os sintomas da Síndrome do Olho Seco estão a Visão turva, sensibilidade à luz, coceira, queimação e vermelhidão.

O uso de colírios específicos – como as lágrimas artificiais – repõem a lágrima alterada, criando um ambiente sem sintomas e propício para uma superfície ocular normal e regular. Sua aplicação dá conforto, alivia a coceira e protege os olhos com uma camada protetora e lubrificante.

Além disso, há também a LUZ PULSADA, uma solução revolucionária e duradoura para o tratamento da Síndrome do Olho Seco, com grandes benefícios e vantagens. Mais informações sobre esse tratamento você encontra no site: https://www.clinicadeolhosdacidade.com.br/luz-pulsada-para-tratamento-do-olho-seco/

Catarata

Na Menopausa, a circulação de estrógeno é interrompida abruptamente, o que pode causar lesões nas camadas do cristalino. As lesões evoluem progressivamente, desenvolvendo a Catarata, uma doença caracterizada pelo turvamento do cristalino e pela visão opaca.

Presbiopia

Esse é um problema de refração ocular popularmente conhecido como Vista Cansada e que acomete principalmente a população idosa. Durante um quadro de Presbiopia, os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.

Glaucoma

As mesmas alterações hormonais podem aumentar a pressão intraocular da mulher. A pressão intraocular elevada, por sua vez, pode auxiliar no desenvolvimento do Glaucoma – doença progressiva que pode levar a cegueira irreversível.

Tratamentos Hormonais podem ajudar?

  • A reposição hormonal, desde que feita com um médico especialista, pode, sim, evitar o agravamento das complicações oculares.
  • Além disso, manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada e com realização de atividades físicas, também é essencial durante a menopausa.
  • E o mais importante: manter as consultas e os exames oftalmológicos em dia. Dessa forma, será possível acompanhar com cuidado a saúde dos seus olhos.

Marque uma consulta conosco e venha saber mais.


tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.
agende-sua-consulta-pelos-palnos-de-saude-unimed-intermédica

© 2022 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá, tudo bem? Marque sua consulta Aceitamos os planos Unimed e NotreDame Intermédica.
Powered by