Há mais de 130 anos, as LENTES DE CONTATO vêm transformando a vida das pessoas. Além de corrigir a visão, elas representam uma alternativa estética e funcional aos óculos. Para muitos, elas não são apenas uma forma de correção visual, mas uma porta de entrada para uma vida repleta de autoestima, autoconfiança e liberdade.
No entanto, estudos revelam que 80% a 90% dos usuários praticam hábitos inadequados que podem resultar em sérias complicações oculares. Inspirada por iniciativas de outros países, surgiu a Campanha “Setembro Safira”.
Setembro Safira: Mês da Consciência Sobre o Uso Saudável das Lentes de Contato
O nome “Setembro Safira” foi escolhido por seu significado. A safira é uma pedra preciosa associada à sabedoria. Essa campanha tem como objetivo demonstrar os hábitos de risco e ensinar hábitos corretos para aprimorar a experiência dos usuários de lentes de contato, ao mesmo tempo em que garante sua saúde ocular.
Comportamentos Prejudiciais
Entre os comportamentos prejudiciais dos usuários podemos citar:
1. Uso de lentes vencidas
2. Exposição das lentes à água do chuveiro, piscina ou mar
3. Uso constante das lentes, inclusive durante o sono
4. Falta de higiene adequada das lentes, muitas vezes com produtos impróprios, como o soro fisiológico ou água para a desinfecção diária
Consequências dos Maus Comportamentos
Os comportamentos de risco podem levar a infecções ou deixar cicatrizes na córnea, prejudicando a sua visão.
Comportamentos assim ainda podem evoluir para perfurações na córnea, problemas resolvidos apenas com transplante de córnea, alternativa que nem sempre será capaz de restabelecer a sua visão.
Dez Mandamentos para o Uso Correto das Lentes de Contato
Para evitar os problemas relatados, a campanha “Lentes de Contato: Use Bem para Usar Sempre” proposta pela SBO – Sociedade Brasileira de Oftalmologia – propõe dez mandamentos para o correto uso das Lentes de Contato. Esses mandamentos serão apresentados no próximo post. Fique atento e não perca!
Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.