IMPLANTE DE ANEL ESTROMAL é uma técnica inovadora e pioneira no tratamento do CERATOCONE. O método, reconhecido internacionalmente, é um dispositivo médico implantável no estroma corneano que busca regularizar deformações corneanas causadas por patologias do tecido e corrigir ou diminuir erros refracionais associados.
TECNOLOGIA BIOCOMPATÍVEL
O IMPLANTE DE ANEL ESTROMAL é fabricado a partir de um material comprovadamente inerte e biocompatível, utilizado há décadas na fabricação de implantes intraoculares, o PMMA (Polimetilmetacrilato). Instrumental de alta tecnologia desenvolvido e recentemente aperfeiçoado especificamente para a utilização na técnica do implante. Segmentos com diferentes espessuras e comprimentos, obtendo melhores resultados em cada uma das indicações.
INDICAÇÕES DO IMPLANTE
CORREÇÃO ÓPTICA
Nas fases iniciais, pode-se tentar o uso de óculos que, muitas vezes, corrigem satisfatoriamente a miopia e o astigmatismo que os pacientes com CERATOCONE apresentam. Quando a doença progride, é necessário o uso de lentes de contato rígidas, que promovem o aplanamento da córnea e fornecem uma visão melhor.
TRANSPLANTE DE CÓRNEA
O TRANSPLANTE DE CÓRNEA substitui a córnea afetada por outra sadia. Ele ainda pode remover apenas a parte superior da córnea, transplantando-se somente um botão de córnea doadora.
É importante lembrar que o TRANSPLANTE é a última alternativa a se pensar. Por isso, é realizado em apenas 10% dos casos. Os médicos devem evitar ao máximo que se chegue a esta etapa, já que outros tratamentos trazem resultados muito bons para o paciente.
BENEFÍCIOS DO IMPLANTE
CORREÇÃO IMEDIATA
Este procedimento envolve um implante de um disco de acrílico entre as camadas da córnea com a finalidade de aplaná-la e trazê-la à sua forma natural. Diferentemente dos transplantes, os anéis estromais proporcionam correção imediata da baixa visual do paciente com CERATOCONE.
RÁPIDO RETORNO ÀS ATIVIDADES
Rápido retorno às atividades cotidianas e uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. O ANEL DE FERRARA tem um design ideal para permanecer no olho, com baixo índice de extrusão (expulsão) deste anel da córnea. Mas, caso isso ocorra, os anéis podem ser retirados.