Você conhece as siglas AFA – EPCAR?
Elas remetem a Cursos Preparatórios Militares.
- AFA: Academia da Força Aérea
- EPCAR: Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Sempre que um candidato se prepara para entrar em uma dessas instituições, além da prova escrita ele também precisa realizar a Inspeção de Saúde (INSPSAU), entre outros testes físicos e psicológicos.
Nesta fase, um dos que mais reprova os candidatos é o EXAME DE VISTA. Mas a CIRURGIA REFRATIVA A LASER pode ajudar o portador de ASTIGMATISMO (+ 0,75 grau) e de MIOPIA (qualquer grau) a não ser considerado “NÃO APTO”. Para isso, todo candidato aos exames da AFA – EPCAR que tiver algum problema de visão deve entrar em contato o mais rápido possível com seu oftalmologista.
O que reprova no Exame de Vista da AFA – EPCAR?
- Lesões na retina;
- Infecções e processos inflamatórios (exceto conjuntivite);
- Ulcerações;
- Sequelas de traumatismo ou queimaduras;
- Acuidade visual menor do que a permitida no edital.
Para identificar esses aspectos é preciso estar em dia com seus exames oftalmológicos que você pode realizar em sua consulta anual:
- MAPEAMENTO DE RETINA
- PAQUIMETRIA
- CAMPIMETRIA OU EXAME DO CAMPO VISUAL
- GONIOSCOPIA
- TONOMETRIA BINOCULAR
- CURVA DE PRESSÃO
- OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)
É verdade que o candidato sem visão normal não entra na AFA – EPCAR?
SIM. Acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés — cerca de 6 metros. Para o candidato ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR / AFA), a acuidade visual a seis metros é igual a 1,0 (20/20) em cada olho, separadamente, sem correção, sendo tolerável hipermetropia de até +2,25 dioptrias esféricas e astigmatismo de até -0,75 dioptrias cilíndricas.
Na ICA 160-6 (Instruções Técnicas da Aeronáutica), há critérios estabelecidos em relação aos requisitos visuais exigidos para o acesso à EPCAR / AFA, que envolvem a Acuidade Visual, o Senso Cromático, a Motilidade Ocular e o Campo Visual, todos com valores definidos. Está bem claro que o portador de dioptrias esféricas negativas (MIOPIA), é considerado incapacitado.
Caso o candidato submeta-se à CIRURGIA REFRATIVA A LASER, com boa evolução, e obedecendo aos requisitos visuais exigidos, além de todos os outros critérios de saúde, ele não deve ter problemas para entrar na EPCAR / AFA.
Quanto tempo antes dos exames de ingresso o candidato deve realizar a Cirurgia Refrativa a Laser de forma a ser aprovado na AFA – EPCAR?
O candidato será julgado “APTO” nos exames de ingresso da AFA – EPCAR desde que:
a) tenha feito a CIRURGIA REFRATIVA A LASER há mais de 6 (seis) meses (comprovado por documento médico);
b) o resultado da cirurgia atenda aos índices estabelecidos no requisito visual da categoria;
c) o exame do olho demonstrar ausência de complicações pós-operatórias;
d) não houver queixa de ofuscamento, halos ou imagens fantasmas;
e) apresentar relatório oftalmológico completo emitido por especialista.* Obs: A critério do examinador, pode ser solicitada a apresentação de um Teste de Sensibilidade ao Contraste. O resultado deve estar dentro da normalidade.
Na Inspeção de Saúde (INSPSAU), o cadete que tiver sido submetido à Cirurgia Refrativa a Laser receberá parecer de “Restrição Temporária para o Exercício da Atividade Aérea Militar”. Quando ele será julgado “APTO”?
O cadete inspecionado será julgado “APTO” desde que:
a) tenha 90 (noventa) dias de operado se o erro refrativo pré-operatório for menor que 6,00 dioptrias esféricas ou 180 (cento e oitenta) dias, se o erro refrativo pré-operatório for igual ou maior que 6,00 dioptrias esféricas;
b) o resultado da cirurgia atenda aos índices estabelecidos no requisito visual da sua categoria;
c) o exame do olho demonstrar ausência de complicações pós-operatórias;
d) não houver queixa de ofuscamento, halos ou imagens fantasmas; e
e) apresentar relatório oftalmológico completo emitido por especialista.* Obs: A critério do examinador, pode ser solicitada a apresentação de um Teste de Sensibilidade ao Contraste. O resultado deve estar dentro da normalidade.
Microcirurgia Ocular de Excelência
A Dra. Andressa Guimarães realiza suas CIRURGIAS REFRATIVAS no OftalmoRio – RioLaser – um Centro de Microcirurgia Ocular de excelência.
As instalações do OftalmoRio – RioLaser priorizam o melhor e mais adequado fluxo de pacientes, obedecendo a todas as determinações de segurança estabelecidas pela ANVISA. O foco é proporcionar o máximo de conforto e tranquilidade a pacientes e médicos durante sua permanência no local.
Para a realização dos procedimentos cirúrgicos, médicos e suas equipes contam com equipamentos de ponta, entre os quais destacam-se o Excimer Laser WaveLight para a realização das CIRURGIAS REFRATIVAS Personalizadas e o Laser de Femtosegundo FS200 para a realização das CIRURGIAS REFRATIVAS sem a necessidade de uso de lâminas.
Quais os Benefícios da Cirurgia Refrativa a Laser?
A CIRURGIA REFRATIVA A LASER está se tornando cada vez mais procurada. Uma consequência dos avanços tecnológicos e das técnicas cirúrgicas, mas também da crescente demanda da população por alternativas permanentes e eficazes para corrigir seus problemas de visão.
- MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE e permite a ele realizar suas atividades diárias sem depender de óculos ou lentes de contato.
- OFERECE CONVENIÊNCIA para quem pratica esporte ou trabalha em ambiente externo (aquático ou aéreo).
- SEUS RESULTADOS SÃO RÁPIDOS e permitem que o paciente volte às suas atividades diárias normais dias depois da cirurgia.
- MELHORA A CONFIANÇA E A AUTOESTIMA DE QUEM DELA NECESSITA.
- Pode ser realizada de forma personalizada, com base nas necessidades individuais do paciente, oferecendo precisão e eficácia superiores em relação às opções tradicionais de correção visual. Tudo isso contribui com sua crescente popularidade nos últimos anos.
Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.