O QUE É A CIRURGIA DE RETINA?
A CIRURGIA DE RETINA, também conhecida como CIRURGIA DE VITRECTOMIA POSTERIOR ou VITRECTOMIA VIA PARS PLANA, é a cirurgia ocular mais comumente utilizada no tratamento das doenças de retina e vítreo.
Atualmente, a maioria das VITRECTOMIAS podem ser realizadas utilizando pequenas incisões, o que permite cirurgias sem sutura, proporcionando procedimentos menos traumáticos, mais rápidos e com melhor conforto pós-operatório.
A duração da cirurgia varia, dependendo da patologia e da gravidade do caso. É realizada sob anestesia local mais sedação para maior conforto do paciente.
Durante a VITRECTOMIA, o vítreo (substância gelatinosa que preenche o segmento posterior do olho) é removido. Para substituir o vítreo removido, o segmento posterior do olho é preenchido com solução salina, ar, gás especial ou óleo de silicone, dependendo do caso em questão.
O PÓS-OPERATÓRIO E A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE
- O repouso após a VITRECTOMIA deve ser feito com muito cuidado e seguindo à risca as recomendações médicas.
- A cirurgia deve ser realizada com bastante cuidado, pois trabalha-se em uma região bastante sensível e importante do olho. Uma recuperação ruim pode ter consequências graves.
- O paciente precisa manter uma posição adequada para a cabeça nas 2 primeiras semanas. Ele também pode ter aumento da sensibilidade à luz e claridade, assim como a vermelhidão nos olhos e a impressão de olho seco.
- A irrigação também fica prejudicada por um período de 12 horas ou um pouco mais.
- Quanto à medicação, há o tratamento com um colírio específico, receitado pelo médico, assim como antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser tomados com muita responsabilidade. A administração da medicação dura cerca de 2 semanas.
A DEMORA DA RECUPERAÇÃO
- Apesar de o pós-operatório ser relativamente tranquilo, a recuperação completa pode levar algumas semanas para ser concluída, especialmente se houve a necessidade da RETINOPEXIA.
- Nesse caso, a questão do posicionamento da cabeça é ainda mais séria e solicitada na recuperação.
- Esse posicionamento pode variar, como dormir virado para um lado ou manter a face para baixo. O importante é seguir as recomendações médicas à risca para ter uma boa recuperação, sem nenhuma consequência desnecessária.
- Como falamos, na RETINOPEXIA insere-se uma bolha de gás ao redor da retina (na cavidade vítrea), a qual se dissolve em cerca de 3 a 6 semanas. Nesse ínterim, o paciente fica limitado de algumas atividades — como viagens de avião — para que o gás aja da maneira correta.
A VISÃO APÓS A CIRURGIA DA RETINA
- O comprometimento ou não da visão após a cirurgia depende muito de como era o quadro antes da intervenção.
- Por exemplo: se era um caso de sangue no gel vítreo, a recuperação da visão é muito provável.
- No entanto, se era um caso reincidente de descolamento da retina, pode haver comprometimento da visão após o fim do período de recuperação.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES CIRÚRGICAS:
- Descolamento de Retina
- Retinopatia Diabética
- Maculopatias Cirúrgicas: Buraco de Mácula, Membrana Epirretiniana
- Complicações da Cirurgia de Catarata
- Trauma
- Doenças Oclusivas das Veias, entre outras
O CONHECIMENTO SOBRE A CIRURGIA DE VITRECTOMIA
- Ter consciência sobre as situações em que a VITRECTOMIA se faz necessária é fundamental para a segurança do paciente.
- A VITRECTOMIA é altamente indicada e se configura como um dos principais métodos de intervenção quando estes problemas se apresentam.
- A técnica utiliza ferramentas e aparelhos modernos e que foram desenvolvidos para atender às necessidades específicas.
- Agora que você já sabe um pouco mais sobre a CIRURGIA DE VITRECTOMIA, entre em contato conosco para saber informações específicas sobre o seu caso.
Dr. DANIEL LEZIRIA é o oftalmologista especialista em retina e vítreo da Clínica de Olhos da Cidade.
Marque uma consulta conosco: tel. (21) 2527.1890
cel: (21) 99988.9851 WhatsApp.
Consultas regulares evitam complicações.